23 de abril de 2008

Plasma x LCD


Na hora de comprar a TV do seu Home, algumas considerações devem ser feitas, muitos clientes me perguntam, LCD ou Plasma??? Bem, vamos então tirar algumas duvidas, e faça você mesmo a sua escolha.


1 - Para assistir TV, qual melhor Plasma ou LCD?

R: Se for somente para assistir Tv o Plasma é a melhor escolha.


2 - Porque?

R: Por causa da resolução, que no Plama é de 800 X 600, enquanto nos LCD's ela varia de 1024 X 768 a 1280 X 1024 e até mais. Quanto mais baixa a resolução melhor vai ser a imgem da TV.


3 - Não era para ser o contrario?

R: A primeira vista sim, mais temos que levar em consideração que o sinal de TV que é enviado para a tela não chega a 250 linhas que é o padrão das TVs abertas e a cabo no Brasil e a 450 Linhas que é o padrão das TVs via Satelite por causa da conexão (RCA ou S-Video). Enquanto o LCD exige um sinal de pelo menos 780p linhas progressivas o que dá em torno de 1200 linhas o Plasma usa a resolução mais baixa, 800 X 600, o que deixa a imagem de TV visivelmente melhor.


4 - Mais porque isso acontece?

R: É a mesma coisa que acontece com o computador. Quando você liga um monitor de LCD no computador ele tem a resolução chamada de NATIVA que é a que tem que ser usada pelo computador para que as imagens não saiam borradas, dificeis de ver, etc. Por exemplo um monitor de 15' tem a resolução nativa de 1024 X 768 enquanto um de 17' tem a resolução nativa de 1280 X 1024 e assim por diante. No caso da TV é a mesma coisa, para ter uma boa qualidade de imagem no LCD é preciso que o sinal enviado para ele seja compativel com a resolução nativa dele. Não adianta você ter um LCD com resolução de 1280 X 1024 se você tem um sinal de 250 ou 450 Linhas, por isso a imagem sai sem brilho, meio borrada, com inpurezas (chuviscos, manchas). Para ter uma boa imagem no LCD só através de um sinal HIGH DEFINITION ou como muitos falam HDTV que tem resolução de 780p progressivas o que dá em média 1200 linhas. Existem também no mercado muitos titulos em DVD que estão saindo com o selo HIGH DEFINITION, nesses sim a imagem fica perfeita para o LCD.


5 - Então o LCD não serve com televisão, só como monitor de computador?

R: Serve, mais se você tiver um sinal com qualidade total "HIGH DEFINITION". Para monitor de computador usado na resolução certa é perfeito.


6 - Qual dos 2, Plasma ou LCD vale mais a pena, finançeiramente?

R: Nesse ponto o LCD dá um banho no Plasma. O Plasma gasta muito mais energia, se der defeito dependendo do defeito pode jogar no lixo pois não tem conserto no Brasil,o preço ainda é muito elevado em comparação ao LCD. Sem falar que o Plasma apesar de ter entrada para computador não serve nem de longe para ser monitor de computador, por causa da sua resolução baixa, pois o computador exige uma resolução muito alta diferente da TV que é exatamente o contrario.


7 - Qual tem vida util mais longa?

R: Hoje em dia com os novos LCDs e os novos Plasmas que estão no mercado a vida util é praticamente a mesma, 60.000 Hs ou 20 anos.


8 - Tempo de resposta, qual o melhor?

R: O LCD nesse ponto também leva vantagem pois hoje existem LCDs com tempo de resposta de 12, 8 e até de 4 ms enquanto o Plasma tem em média 25 a 40ms o que deixa as pequenos quadrados e rastros nas imagens com movimentos muito rapidos.


9 - Qual dos 2 é melhor para a visão?

R: Os dois são iguais neste ponto, não causam danos a visão com o passar do tempo. Bem diferente das TVs e monitores de tubo.


10 - Qual você recomendaria hoje em dia o LCD ou o Plasma?

R: Eu iria no LCD apesar do problema da resolução alta, pois já chegou no Brasil a TV de alta resolução, HDTV, aí com certeza o LCD vai ter uma imagem superior ao Plasma que tem resolução inferior. Isso sem falar que o LCD ainda serve de monitor de computador.

3 comentários:

Julio Baptsta disse...

Mesmo nao tendo ainda TV digital aqui na minha cidade, e com certeza sem previsão para chegada, resolvi após ler seu post, adquirir uma LCD, obrigado, foi de muita ajuda.

Marcos disse...

Muito bom. Confesso que não sabia disso. Quer dizer, avalie os recursos envolvidos na hora da escolha.

Abraços

Marcos

http://interioresdesign.wordpress.com/

Leonardo disse...

Caro,
Acredito que se equivocou no quesito "Tempo de resposta", pois a plasma tem tempo menor que 1 ms. Os rastros que vc mencionou são comuns nas lcds... principalmente as acima de 6 ms.